Procedimentos guiados por ultrassom

O que é?

Diversos benefícios têm feito do ultrassom um dos equipamentos mais presentes no dia a dia do médico. Além da capacidade de proporcionar diagnósticos rápidos e precisos, o fato de não emitir radiação torna o procedimento seguro para ser aplicado em qualquer pessoa, inclusive crianças e grávidas. Portanto, trata-se de um método sem contraindicações e que, além disso, tem um menor custo.

No entanto, o ultrassom não se limita apenas a identificar patologias, mas também é eficiente para guiar procedimentos minimamente invasivos. Nesse sentido, o médico utiliza as imagens obtidas pelo equipamento para maior precisão do local em que será inserida a agulha, por exemplo.

Na NS Diagnóstico, os procedimentos que realizamos guiados por ultrassom são: PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina) de Tireoide, Core Biopsy e PAAF de Mama. Saiba mais sobre cada um deles.

PAAF de mama

Sigla para ‘Punção Aspirativa por Agulha Fina’, o PAAF da mama é um método simples para obter material de diagnóstico e avaliar nódulos. Além disso, é utilizado para eliminar cistos palpáveis por completo, aliviando dores na região.

O exame também é eficiente para diferenciar nódulos sólidos de cistos de mama. No caso dos cistos, por serem preenchidos por líquido, permitem aspiração e, em alguns casos, pronta resolução. Já nos nódulos, as células são enviadas para diagnóstico de forma rápida e fácil. Assim, existe ganho de tempo no diagnóstico e no planejamento da conduta.

O PAAF consiste no uso de uma agulha fina que, acoplada a uma seringa, é introduzida na mama. Normalmente, o procedimento é feito sob anestesia local e guiado por ultrassom, permitindo melhor visualização, facilidade na identificação do nódulo e, assim, realização do exame com mais qualidade.

O preparo para o exame pode incluir:

  • Não tomar medicamentos que contenham antiagregantes plaquetários como, por exemplo, o ácido acetil salicílico, clopidrogel e triclopidina, ou anticoagulantes orais por 5 dias antes e 2 dias após o exame. Com orientação do médico responsável;
  • Levar consigo, no dia do procedimento, exames anteriores de ultrassonografia mamária, mamografia e ressonância, se houver.

Core biopsy de mama

Core biopsy é uma técnica de biópsia que permite obter uma quantidade adequada de material e esclarecer dúvidas diagnósticas precocemente, sobretudo em relação ao câncer de mama.

O exame é guiado por ultrassom, o que facilita a busca pelo nódulo suspeito. Depois de localizado, o médico aplica anestesia e insere uma agulha através da pele e do parênquima mamário, direcionando-a além do nódulo.

Em seguida, o equipamento penetra o nódulo, corta um fragmento que fica preso na agulha e é retirado. Essa amostra é encaminhada para o médico patologista para análise. O procedimento traz benefícios como curto período recuperação, redução de custos, a possibilidade de ser realizado em ambiente ambulatorial.

PAAF de tireoide

Este é um excelente exame para identificar se um nódulo de tireoide é maligno ou benigno, informação fundamental para determinar o tratamento.

A PAAF deve ser solicitada quando:

  • O nódulo sólido-cístico é maior do que 1,0 cm, com componente sólido hipoecóico e uma das seguintes características: microcalcificações, margens irregulares e mais alto do que largo na visão transversal. Além disso, também deve ser feito quando é maior do que 1,5 cm, independentemente de suas características;
  • Nódulo espongiforme superior a 2 cm ou nódulo menor do que 1 cm;
  • O paciente tem alto risco de malignidade. Por exemplo, pessoas com história pessoal ou em familiares de primeiro grau de câncer de tireoide, radioterapia da linha média ou exposição à radiação ionizante na infância ou adolescência, captação de glicose em PET-TC ou mutação em genes associados a câncer medular familiar;
  • Há características ecográficas suspeitas, que podem ser, por exemplo, nódulo hipoecóico, com microcalcificações, vascularização aumentada (central, principalmente), margens irregulares e mais alto do que largo na visão transversal. Nenhum achado isolado é diagnóstico de malignidade, mas sua associação aumenta a probabilidade de neoplasia e com linfonodo cervical aumentado. Nos casos de linfonodomegalia cervical suspeita e nódulo de tireoide, existe indicação de realizar biopsia do linfonodo alterado.

O procedimento, guiado por ultrassom para melhor visualização interna, é feito por meio de uma agulha fina que retira pequenos pedaços do tecido que compõe o nódulo. Além disso, a parte líquida também pode ser retirada para análise e ainda diminuir o tamanho do tumor. Existe uma dor leve, mas suportável, não necessitando o uso de anestesia.

Indivíduos que tomam medicamentos anticoagulantes ou tem alguma patologia de coagulação devem avisar ao agendar o procedimento para adequada orientação.

No Comments

Post A Comment

Open chat
Estamos On-line!